domingo, 26 de outubro de 2014

política hoje

a política deixou de ser a dialética entre opções e soluções, a arte de governar melhor, e transformou-se num lamaçal onde cada qual tenta encontrar um pouco mais de lama no vizinho. 
e assim é difícil. 
eu sei que os melhores, os que são mais competentes, não podem estar na política, porque não lhes pagam em função da sua competência. quem é competente vai pregar para outras freguesias, onde lhes pagam o que merecem. e, assim, a política deixa de ser o lugar da competência e passa a ser o campo do chicoespertismo medíocre e da corrupção mais desgraçada. 
hoje, muitos políticos não são já os gestores da coisa pública que orienta a vida dos privados, passaram, antes, a ser correia de transmissão de interesses privados que se movimentam à custa da coisa pública. 
porque, assim, logo que saiam do sacrifício, alguém lhes oferecerá um bom lugar, talvez mesmo as 70 virgens do paraíso muçulmano. 
por isso mesmo, além de incompetentes são jovens demais para serem políticos. logo, são duplamente incompetentes. 
hoje, o que temos já não é tanto uma crise política partidária ou uma crise de credibilidade da política. o que temos não é sequer política. é uma merda. uma merda que merecemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário