sábado, 26 de janeiro de 2013

os deputados e a alcoolémia


um deputado do CDS-PP e uma deputada do PS foram apanhados pela polícia conduzindo com taxas de alcoolémia festiva acima do permitido por lei. provavelmente não sabemos de outros casos, de outros deputados e de outros partidos porque, simplesmente, não foram apanhados. seja como for, isso são coisas que acontecem a qualquer ser humano, seja deputado ou não. mas há por aí quem pense que os deputados e os políticos devem ser santos, vestir de branco, usar umas asinhas de tule transparente e um arquinho de oiro sobre a cabeça. isso é ridículo e dá uma medida da nossa hipocrisia bacoca, se não mesmo da nossa propensão autoritária para um justiceirismo de pacotilha. por mim, chega bem que sejam bons legisladores, que saibam qual é o interesse público do que fazem e se submetam e sujeitem, como todos nós, às leis que fazem e às consequências de as não cumprirem. nem mais, nem menos. 
o facto de serem legisladores não os impede de ser humanos e não os impede de cometer, aqui e além, desvios ou violações às leis que fazem. precisamente porque são humanos é que fazem leis (porque os animais só obedecem às leis da natureza). e precisamente porque são humanos é que podem, às vezes, não cumprir integralmente as leis que fazem. até aqui tudo bem. e continuará tudo bem se, violando a lei, forem sancionados de acordo com a própria lei que produziram. nem mais, nem menos.
caso contrário, é como punir um médico por fumar, comer um hambúrger, beber um copo ou, simplesmente adoecer. mas...será que já faltou mais?

Sem comentários:

Enviar um comentário